quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Estamos de volta!

Ola visitantes! Já faz um bom tempo que não posto nada aqui, alguns contratempos técnicos, mas vamos retomar as postagens com artigos que sejam interessantes e que possam complementar o conhecimento da arte do kung fu à todos nós e também novidades e acontecimentos.
Em 20 de maio de 2012 saímos daqui de Matão, os amigos Wagner, Paulo, Douglas e o nosso estimado professor Ademir junto com a academia de Kung Fu também do estilo Fei Hok Phai do professor Paulo (Araraquara) rumo à Santo Amaro, onde aconteceu o 5º Campeonato Aberto de Kung Fu Garra de Águia (ver sobre esse estilo tradicional em http://pt.wikipedia.org/wiki/Garra_de_%C3%A1guia). Foi um Domingo onde tivemos o prazer e a satisfação de acompanhar apresentações de Dança do Leão, combates de Sanshou e San da, apresentação de taolus (ou formas/katis) de alunos de diversas escolas e estilos, infelizmente não participamos desse evento, mas conhecemos muita gente importante ligada ao kung fu inclusive o mestre Li Wing Kay - representante do estilo na América do Sul e ex-aluno do grão mestre do estilo Garra de Águia Lao Fat Moun -. Abaixo segue algumas fotos do evento. Um abraço a todos! Tchoi Kin!
Wagner e Paulo em parada durante a viagem à Santo Amaro/SP.

Professor Ademir (Academia Fu Hok Chuan - Matão/SP) e
mestre Miriam - competidora na modalidade Tai Ji Quan.
Demonstração durante abertura do evento.

Douglas e Paulo em parada durante a viagem.

Medalha em detalhe para os competidores.

Troféus e medalhas para os melhores competidores.

Dança do Leão durante abertura do evento.

Bandeira exposta - União Garra de Águia do Brasil.
Baneira exposta - Federação Mundial de Kuoshu (signifca 'arte nacional' - nome adotado na China
para fortalecer a arte naquele país.

Wagner e Paulo, e ao centro, Mestre Barbosa - Garra de Águia.

Douglas e Paulo, ao centro grande mestre Li Wing Kay.

sábado, 28 de abril de 2012

Artes Marciais Chinesas: Escola Externa




Também chamados de (外家 wài jiā), estes estilos são o que a maioria das pessoas conhece ou identifica como arte marcial chinesa. Os estilos são geralmente rápidos e explosivos, com foco na força física e agilidade.


Estilo Louva-a-Deus
Mais tradicionais, focam na aplicação e na luta, como também os estilos modernos, adaptados para competições e exercícios. Exemplos de estilos externos são Wing Chun, que enfatiza socos e bloqueios curtos, Shaolin Quan, com seus ataques explosivos e chutes altos que se parecem com o Tae Kwon Do coreano, e também muitos estilos inspirados por movimentos de animais. Não podemos esquecer das técnicas de Shuaijiao de projeções e quedas, e do Chin-Na que são técnicas de torções e imobilizações muito usado em defesas pessoais e introduzido em alguns estilos também.


Estilos externos são iniciados com um treinamento de força muscular, velocidade e aplicação, e geralmente integram conhecimentos de qigong nos treinamentos avançados, depois que o nível físico desejado já tenha sido alcançado.


Também são as inúmeras as armas utilizadas na prática, que na antiguidade era usadas na guerra se tornando ferramentas letais nas mãos dos habilidosos guerreiros. Mais comuns são os sabres, espadas, bastões, correntes, lanças e punhais dentre muitos outros.