sábado, 28 de abril de 2012

Artes Marciais Chinesas: Escola Externa




Também chamados de (外家 wài jiā), estes estilos são o que a maioria das pessoas conhece ou identifica como arte marcial chinesa. Os estilos são geralmente rápidos e explosivos, com foco na força física e agilidade.


Estilo Louva-a-Deus
Mais tradicionais, focam na aplicação e na luta, como também os estilos modernos, adaptados para competições e exercícios. Exemplos de estilos externos são Wing Chun, que enfatiza socos e bloqueios curtos, Shaolin Quan, com seus ataques explosivos e chutes altos que se parecem com o Tae Kwon Do coreano, e também muitos estilos inspirados por movimentos de animais. Não podemos esquecer das técnicas de Shuaijiao de projeções e quedas, e do Chin-Na que são técnicas de torções e imobilizações muito usado em defesas pessoais e introduzido em alguns estilos também.


Estilos externos são iniciados com um treinamento de força muscular, velocidade e aplicação, e geralmente integram conhecimentos de qigong nos treinamentos avançados, depois que o nível físico desejado já tenha sido alcançado.


Também são as inúmeras as armas utilizadas na prática, que na antiguidade era usadas na guerra se tornando ferramentas letais nas mãos dos habilidosos guerreiros. Mais comuns são os sabres, espadas, bastões, correntes, lanças e punhais dentre muitos outros.